Capoeira e ecologia na Serra Negra em Bezerros- PE




Nos dias 23 e 24 de abril de 2016, o polo cultural da Serra Negra em Bezerros Pernambuco, sediará o 10º BATIZADO E GRADUAÇÃO CIDADES DO INTERIOR, promovido pelo grupo de capoeira Axé liberdade. O evento terá a direção dos contramestres: Klayton, Zó e Genildo. E supervisão do mestre Renato. Essa expressão cultural que mistura arte marcial, esporte e música tem como fundamento a cultura popular a ponto de ser registrada como Bem Cultural pelo IPHAN e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Terá como pano de fundo uma das mais belas paisagens de Pernambuco ‘a Serra Negra’ um distrito, conhecido pelo seu clima ameno, práticas de esportes ligados ao ecoturismo, boa gastronomia e povo acolhedor.
E a proposta do evento é justamente proporcionar uma verdadeira interação entre os participantes do evento e a natureza.
Certa vez tive a oportunidade de subir a Serra da barriga em União dos Palmares-AL, onde reinou Zumbi com seu Quilombo dos Palmares. Um oásis de fruteiras e árvores centenárias  em meio aos verdes canaviais. Depois de ouvir uma palestra sobre a origem e o fim do Quilombo dos Palmares, outra sobre a valorização da capoeira no exterior, estando em um dos lugares que mais representa a cultura afro-brasileira, ouvindo cantos vigorosos acompanhados de palmas e berimbaus. Desci a serra me sentindo um ‘malungo’(camarada, companheiro, parceiro, título por que se tratavam reciprocamente os escravos africanos que tinham vindo da África na mesma embarcação). E olha que não sei nem esticar a perna...
Tenho certeza que mesmo não sendo capoeirista, descerei a Serra Negra com o sorriso entusiasmado dos atletas brincantes e a paz da natureza contemplada nos olhos.
Informações: Contramestre Klayton: 81 9 9952-5837
 Por: Lunas de Carvalho Costa

Comentários