2ª FLIBEZ - Festa Literária de Bezerros- PE - De 26 a 28/05/23


Nos dias 26, 27 e 28 de maio, a cidade de Bezerros no interior de Pernambuco será cenário da 2ª edição da FLIBEZ - Festa Literária de Bezerros. Com uma vasta programação de palestras, lançamentos de livros, exposição comercial, entrevistas, saraus poéticos, atividades recreativas e culturais.

O evento acontecerá na Escola Municipal Desembargador Felismino Guedes, situada na praça São Sebastião.
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível.

PAINÉIS:

1º painel - 26/05/23 - 9h: Literatura de cordel, a poesia da gente - Convidada: Ediana Torres, cordelista. Convidado: Biu Lourenço, cordelista e repentista. Mediador: Severino Pedro, cordelista e compositor. Nesse painel, os cordelistas bezerrenses membros da AMALB- Associação do Movimento Artístico Literário de Bezerros, falarão sobre as suas inquietações e inspirações, no momento que estão escrevendo os poemas da literatura de cordel.

2º painel- 26/05/23 - 10h30: Cordel, a nossa literatura - Convidado: Pedro Poeta, cordelista e apresentador. Convidado: Jonnata Henrique, poeta, escritor e cordelista. Mediador: Severino Pedro, cordelista e compositor. Nesse painel, os cordelistas debaterão sobre a importância da literatura de cordel, para consolidação da cultura nordestina. 

3º painel- 26/05/23 - 14h30: Empreendedorismo nos dias atuais - Convidado: Wallison França empresário W'Açaí arretado. Convidada: Márcia Souza, empresária Pizzaria da Chiquinha. Mediador: Francisco Alves, diretor comercial Pede aí. Nesse painel os empreendedores que fundaram suas empresas no início da pandemia do covid-19, debaterão sobre a importância do conhecimento técnico, e da importância de observar e adaptar-se as mudanças do mercado, com seus ciclos cada vez mais curtos, menos lineares e mais dinâmico. Apoio: www.pede.ai/

4º painel- 26/05/23 - 16h: A literatura da igreja nos dias de hoje. Palestrante: Wendes Oliveira, teólogo da igreja católica. Nesse painel o palestrante trará a tona, séculos de produção literária, a partir dos escritos dos doutores da igreja, até às publicações dos dias atuais.

5º painel- 27/05/23 - 9h: Instituto Histórico - Preservando o Patrimônio Cultural das Cidades - Convidada: Luiza Saraiva, professora, gestora educacional, escritora, poetisa e Bacharelanda em Direito. Convidado: Flávio Torres, Historiador, Professor, Assistente Social e Vice Presidente da RIHPE - Rede de Institutos Históricos de Pernambuco. Mediadora: Maria do Carmo da Silva, historiadora, pedagoga e escritora. Nesse painel os membros abordarão a importância de preservar os patrimônios culturais nacionais, estaduais e municipais. Os INSTITUTOS HISTÓRICOS MUNICIPAIS do Estado de PERNAMBUCO são sodalícios que tem em sua essência o fomento de mecanismos de preservação e perpetuação da memória coletiva, seja esta material ou imaterial, histórica ou cultural.

6º painel- 27/05/23 - 10h30: Literatura Mulher: A poesia como instrumento de inclusão social. Convidada- Escritora e poetisa: Presidente do Grupo Arena da Poesia- Adriana Gomes. Convidada- Escritora e poetisa cordelista e membra do grupo Arena da Poesia- Daniela Celi. Mediador: Sociólogo Professor Carlos Silva. Nesse painel as integrantes do grupo Arena da Poesia de Caruaru-PE, trazem a tona as motivações para seus processos criativos. Revelando não apenas a ternura feminina, mas também as agruras sofridas em pleno século 21, devido a intolerância da sociedade patriarcal.

7º painel- 27/05/23 - 14h30: A LITERATURA CONTRA O PRECONCEITO RACIAL Convidada- Rosana Patrícia, professora, formada em Letras e Mestranda em Ciências Sociais pala FUNDAJ. Convidado- Maviael Marcolino da Silva, historiador com especialização em Ensino em História do Brasil e em Gestão de Recursos Humanos. Mediador: Antônio Sabino da Silva, psicólogo e Historiador, com especialização em Processos Educacionais e Gestão de Pessoas e mestrando em Educação pela Universidade de Pernambuco. Nesse painel, vamos discutir em primeiro lugar o racismo presente na literatura brasileira desde os tempos coloniais, fruto do contexto escravocrata e influência do discurso da Igreja Católica. Neste momento também vamos discutir o discurso de ódio às religiões de matriz afro-brasileira, presente na literatura católica e protestante dos nossos dias. Também vamos falar sobre o racismo presente na música. Num segundo momento, vamos apresentar a superação desse racismo com a publicação de livros que valorizam a cultura negra e promove a inclusão da população negra no âmbito da sociedade brasileira.        

8º painel- 27/05/23 - 16: Literatura e Cristianismo: o poder da Palavra em nossas vidas. Convidada: Pastora e educadora Lindacy Silva. Convidado: Psicanalista e pastor Fagno Bastos. Mediadora: Poetisa e educadora Lúcia Nascimento. Nesse painel, representantes de igrejas evangélicas de Bezerros/PE refletem sobre a história da literatura cristã do Antigo e Novo Testamento aos dias atuais, destacando sua importância para a edificação individual e da igreja como coletividade.

9º painel- 28/05/23 - 9h:  Solenidade de Posse da Diretoria ALAOMPE - Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco. Flávio Torres: Convidado: FLÁVIO TORRES - Primeiro Secretário ALAOMPE / Protocolo da Solenidade. Historiador, Professor, Assistente Social e Vice Presidente da RIHPE - Rede de Institutos Históricos de Pernambuco. Convidado: ROBEVAL LIMA - Diretor de Imagem ALAOMPE / Cerimonial da Solenidade.Artista Plástico, Professor, Produtor Cultural e Coordenador da Estação da Cultura.Nesse painel os membros abordarão a importância de preservação dos meios culturais e literários. As ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES são sodalícios que fomentam o culto à intelectualidade e se fazem guardiãs dos materiais históricos-literários-culturais produzido por determinado grupo social (seja municipal, estadual, nacional ou mundial).

Em parceira com o Idealizador e Produtor da II FLIBEZ e Imortal da ALAOMPE - LUNAS COSTA, esta homenagem se estenderá à Solenidade de Posse da Diretoria 2022-2024.

Encerramento Oficial da 2ª FLIBEZ - 10h30 - Homenagem dr. Edgar Lino Ferreira e Givanildo Xilogravurista (in Memoriam) 

LANÇAMENTO DE LIVROS - Biblioteca da Escola Municipal D.F.G.

28/05/23 

16h Chá de lançamento do livro VALE DE LÁGRIMAS de Ana Letícia Silva Costa.

ATIVIDADES CULTURAIS E RECREATIVA

26/05/23

9h Exposição de Papiros Originários do Egito - Expositor dr. Alex Brito

     Exposição Sofrer Esquecer e Perdoar, 150 anos do Cônego Alexandre - Expositor Arthur Gerardh

19h30 Sarau poético e musical - Presença do cantor e compositor Zé Souto

27/05/23-

9h Exposição de Papiros Originários do Egito - Expositor dr. Alex Brito

     Exposição Sofrer Esquecer e Perdoar, 150 anos do Cônego Alexandre - Expositor Arthur Gerardh

19h Concentração do cortejo de com O Urso de Vocês.

20h Cortejo de carnaval com blocos de carnaval e orquestra de frevo. (Traga o estandarte do seu bloco e o seu instrumento musical para participar conosco). Presenças confirmadas: Folcpopular, Papanguarte,, Bloco Cana Caiana, Vai Dar Tudo Certo.

28//05/23

9h Exposição de Papiros Originários do Egito - Expositor dr. Alex Brito

     Exposição Sofrer Esquecer e Perdoar, 150 anos do Cônego Alexandre - Expositor Arthur Gerardh

15h Caravana Vida Ativa Itinerante - Recreação na praça São Sebastião com crianças e idosos. Oficina de danças juninas com o Balé Popular Papanguart. Ingressos gratuitos para as primeiras 100 crianças que participar de atividade de leitura.

16h Cantoria com os violeiros Edson Bezerra e Heleno Rosa em prol do poeta Barbeirinho - Escola Municipal D.F.G.

Apoio: Escola M. D. Felismino Guedes, Dr. Edgar Lino Ferreira, Escritório de Advocacia, Pede Aí Bezerros, Cantor Michel Deniz, Cavalcanti Empresarial, Vando Vereador, Selo editorial Enseada das letras, Millenium Placas. Farmácia Bezerrense, Gildo Artes, AMALB, AFABE, ALAOMPE.

A 2ª FESTA LITERÁRIA DE BEZERROS é uma produção independente planejada, produzida e executada pelo Bistrô do Matuto Produções Multiculturais.




Comentários