EXPOZAGA BRASIL - Toritama - PE




Reginaldo Silva (foto: O ABOIO )


Serginho Brayner e Lunas de Carvalho Costa




                                 Teve início no dia 25 de novembro e vai até o dia 15 de dezembro a exposição EXPOZAGA BRASIL na cidade Toritama-PE. A exposição organizada por Reginaldo Silva que foi motorista e produtor de alguns shows do rei do baião por 12 anos, traz diversas peças que pertenceram a Luiz Gonzaga como, sanfonas, gibão, chapéus, pinico, xícaras, óculos, relógios, fotos de fatos históricos da vida de Luiz Gonzaga, cartazes de apresentações e as capas dos principais LPs e muitas outras peças.

                               Sérgio Brayner, mercadológo e artista e o blogueiro Lunas de Carvalho Costa estiveram presentes na cerimônia de abertura que contou com a presença de diversos convidados: o prefeito do município Edílson Tavares, o empresário toritamense João Bertulino (testemunha da visita de Luiz Gonzaga a Toritama), Adélio Lima (Ator que viveu Luiz Gonzaga no filme: 'De Pai Pra Filho'), Onildo Almeida (Cantor, Compositor e Amigo Pessoal de Luiz Gonzaga), Ademário King (Historiador) e diversas pessoas da cidade de Toritama e cidades vizinhas.

                               Nascido no dia 13 dezembro de 1912 (dia de Santa Luzia) Luiz Gonzaga saiu de Exu no ano de 1930, frustrado por não poder se casar com a filha de um coronel da região e, por ter sido ameaçado de morte pelo pai da jovem. Fugiu para Fortaleza no Ceará onde ingressou no Exército. Chegando no Rio de Janeiro em 1939 deu baixa na carreira militar e começou a ganhar a vida tocando acordeom ou sanfona como ele costumava falar. Exímio ritmista, Luiz Gonzaga colocou o triangulo no baião, mudando sua característica e a partir do seu primeiro sucesso a música “Baião” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) sagrou-se o rei do Baião. Superando por diversas vezes o bolero nas rádios cariocas.

                               Trajando o gibão, que é a armadura de couro do vaqueiro nordestino e, mesmo sendo ex-militar ousou usar o chapéu de couro e aba dobrada e cheias de adereços dos cangaceiros, que até pouco tempo eram combatidos pelas forças legais, Luiz Gonzaga consegue imprimir um figurino autêntico e inconfundível que, é imitado até a data de hoje.

                                Quem visitar a exposição terá o privilégio de ouvir causos sobre Luiz Gonzaga e seus ensinamentos, da boca do incansável organizador da exposição Reginaldo Silva, que com atenção paternal acolhe a todos, mostrando as peças da exposição e, pode assistir uma das suas palestras, onde se destaca como excelente orador.

                                 A ideia de trazer o Museu Itinerante de Luiz Gonzaga para Toritama, partiu dos jovens Jessé Aciole e César França que na ocasião lançaram a revista O ABOIO, e não mediram esforço para produzir a mostra.

Serviço:

EXPOZAGA BRASIL de 25/11 a 15/12

Local: Clube Ipiranga, Toritama- PE

Entrada franca 

13/12 Missa de Santa Luzia e Aniversário de Luiz Gonzaga com sanfoneiros da região.

Local: Capela de Santa Luzia - Toritama- PE


Por: 

Lunas de Carvalho Costa 

Jornalista e graduando em história 



Comentários