João Florêncio e Zé Edvaldo, Homenageados do São João da Serra Negra



Zé Edvaldo recebendo a homenagem do prefeito Breno Borba
 e do secretário de Turismo e Cultura Eduardo Ferreira
                   
                 O Prefeito de Bezerros Breno Borba e o secretário de turismo e cultura Eduardo Ferreira escolheram para serem homenageados no São João da Serra Negra 2019, João Florêncio (in memória), Zé Edvaldo e a dupla Zezé & Zezita. Zezé & Zezita que estavam nas festividades da Serra Negra em 2001 sua primeira edição e participa até hoje e, também criaram uma apresentação no carnaval que, foi denominada Forró do Papangu, que se tornou um dos palcos mais concorridos que hoje recebe o nome da dupla.
                     João Florêncio era um dos poucos músicos profissionais de Bezerros, conseguia sustentar a família apenas tocando sua sanfona, nem que para isso muitas vezes tivesse que pegar a estrada na quinta e só retornava no domingo ou na segunda feira para casa. O que prova que seu talento era reconhecido em Pernambuco e outros estados, o que o tornava muito solicitado.
                      Pai de Zé Edvaldo, Neide e Nizinha, João Florêncio influenciou diretamente filhos e Netos com a música regional, fazendo com que Zé Edvaldo se tornasse seu precursor no domínio no instrumento que é a marca da música nordestina e, solicitado o ano todo: a sanfona.
                      Zé Edvaldo também dedicou-se a música de forma profissional, e com o seu regional conseguiu fama maior que o próprio pai, aclamado nos palcos e premiado em festivais de música, foi mais um empurrão para que seus filhos se dedicassem a arte também, mesmo após sofre uma série de infartos consecutivos, ele continuou empunhando a sanfona no peito, e mesmo que dividindo seu tempo como comerciante, Zé Edvaldo continua sendo um dos sanfoneiros brilhante com uma execução excepcional.
                        Zé Edvaldo é pai de Iraquitan, Irani, Sergio, Priscila, Isabelle e também desses que vou citar, pois se destacam no meio musical: Neno, sanfoneiro conceituado por trabalhos solos e parcerias. Zonga, percussionista e especialista em montagem de som residencial e automotivo. Irapuã, exímio sanfoneiro e tecladista, foi músico de bandas importantes e hoje se dedica ao ofício de técnico de som em grandes eventos. Joãozinho do Acordeom, um dos sanfoneiros mais populares de Bezerros devido o auto nível das suas performances, atualmente faz parte do projeto Anderson Alves & Joãozinho do Acordeom. Joãozinho do acordeom tem sido responsável pela perpetuação da arte que aprendeu com seu avô e seu pai, ensinando crianças e jovens a tocar sanfona em um projeto da diretoria de cultura do município.
                  Segundo Eduardo Ferreira Secretário de Turismo, 'João Florêncio , Zé Edvaldo , pai e filho , grandes sanfoneiros , contribuíram muito com o São João de Bezerros , principalmente nas festas das tradicionais de ruas, por exemplo Rua do São João , 9 de janeiro , Rua da Pedra, Santo Antônio. E Zé Edvaldo se destacou como grande forrozeiro , tocou com Dominguinhos , Cezinha e outros nomes. Nada mais justo que homenagear Pai e Filho.'
                       Por essas e tantas outras razões que não foram citadas aqui, podemos dizer que é justíssima a escolha de João Florêncio e Zé Edvaldo como homenageados do São João da Serra Negra 2019.




Assista um trecho de uma apresentação de Zé Edvaldo e filhos:






Por: Lunas de Carvalho Costa. 
Jornalista e Produtor Cultural




Comentários

  1. Obrigado meu querido ,pelo carinho para com minha família, só tenho a agradecer a todos vocês, pois sei que a homenagem feita para meu pai e avô e de total carinho e admiração,em nome de todos da família estamos muito gratos .obrigado Lunas De Carvalho Costa Tpd e ao Prefeito Breno e o Secretário Dudu que Deus a ABENÇOE A todos... Zonga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zonga,Foi um prazer fazer esse registro, meu querido. Que a memória de João Florêncio e os feitos de Zé Edvaldo nunca nunca sejam esquecidos.

      Excluir

Postar um comentário