Prequé com quissuque



Hoje vou colocar em prática uma máxima que aprendi na escola gastronômica ‘Cordon Bleu’ em Paris onde aprendi a cozinha ostentação, quem já assistiu o programa MasterChef na Band já ouviu falar dela. Nela aprendemos que as vezes ‘menos é mais’. As vezes é mais importante menos ingredientes em uma receita desde que você consiga potencializar o sabor, já que mais ingredientes você terá mais dificuldade para harmoniza-lo. Por isso meu café da manhã de hoje é:
Prequé com Q-suco (ou quissuque como matuto fala)
O prequé é uma iguaria regional, é feito com 3 ingredientes básicos: trigo, corante amarelo e só Deus sabe o resto. O último ingrediente é que dá o toque exótico ao bolo,biscoito,broa... Sei lá o que é isso.
E continuando nosso café minimalista, eu mesmo após gastar um tempo considerável preparei o suco. Uma curiosidade esse tipo de suco é tão bom que um tio meu falecido, que Deus o tenha, não deixava faltar em casa. Ele era caçador e os cartuchos da espingarda com o passar do tempo ficavam sujos de uma substância verde. Ele dizia que era o zinabre do enxôfre da pólvora. Ele colocava uns saquinhos desse maravilhoso suco em uma bacia com água e jogava os cartuchos dentro. Ôxe, com poucas horas os cartuchos estavam brilhando. Já pensou se o bichinho tivesse que está esfregando com lã de aço? Nesse tempo dava pra ele fumar uns 3 cigarros pacaia admirando o horizonte. Então, isso deve fazer bem pra gente também né?
E é uma delícia tomar esse suco em um copo de estrato de tomate ou pote de maionese, me lembrei das feiras de antigamente ou nas bodegas onde tomavam essa delícia em garrafas velhas de crush, bons tempos...
E aí Josy Lima estou bem nutrido com esse café da manhã?


Postado no facebook no dia: 05/07/15

Comentários