É conversando que a gente se entende... – Bezerros- PE e a execução da Lei Aldir Blanc

 

SETURC- Bezerros - Carol Paranhos (turismóloga),
Eduardo Ferreira (diretor de turísmo), Thaís Souza (secretária de turismo e cultura),
Serginho Brayner (diretor de cultura), Lunas Costa (visitante),
  Renato Luiz (Secretário adjunto de turismo e cultura)
Foto: Renato Luiz / 2019

                           A lei 14.017/20 de emergência cultural Aldir Blanc já é um marco na vida dos que fazem parte da cadeia produtiva cultural do Brasil. Pela primeira vez na história uma quantia vultosa foi destinada para atender as pessoas que fazem cultura no nosso país. São três bilhões de reais que já foi fracionado e enviado para os estados e inclusive algumas cidades já receberam.

                               Para o município de Bezerros no estado de Pernambuco foi destinado R$ 446.111,86 (quatrocentos e quarenta e seis mil, cento e onze reais e oitenta e seis centavos), que serão distribuídos aos artistas, artesões e profissionais dos diversos setores culturais.

                               A secretaria de turismo e cultura de Bezerros tem desenvolvido um trabalho exemplar, para poder contemplar o máximo de pessoas possíveis. Mas porque exemplar? Não deveria ser o trabalho padrão desse órgão público? Sim, deve ser, mas, o que vemos em diversos municípios no Brasil são ações sem um diálogo com a classe artística, municípios que devolverão parte do dinheiro pois não souberam elencar um número maior de artistas, artesões, artistas circenses, produtores culturais, técnicos de luz e som e seus auxiliares, maquiadores, bailarinos, fotógrafos, figurinistas, atores, costureiras, áudio-visual, profissionais da gastronomia popular e tantos outros profissionais e coletivos da cultura popular que é até difícil citar tudo aqui. E atenção ao que vou dizer aqui, existe cidades que vão dispensar todo o dinheiro por não terem o mínimo de organização para poder repassar esse benefício aos artistas.

                                O que os artistas e fazedores de cultura bezerrense estão achando interessante, é que desde que a Lei Aldir Blanc foi aprovada, começou uma ampla divulgação por parte da secretaria de turismo que esse benefício de caráter emergencial tornou-se real. E em meio às dúvidas de quanto seria, quando chegaria e como seria partilhado à secretaria de turismo e cultura de Bezerros começou a  dar uma série de entrevistas no rádio e realizar lives informativas com a orientação da produtora de eventos Hérika Araújo, que está assessorando a secretaria nesse processo.

Serginho Brayner e Hérika Araújo em live de orientação 
Foto: reprodução página da SETURC no facebook

                              Também após ampla divulgação em rádio e redes sociais, começaram a cadastrar os envolvidos na cadeia produtiva cultural que de alguma forma perderam toda ou parte da renda na pandemia. Inclusive o prazo para o cadastro foi prorrogado, para oportunizar que agentes culturais do meio rural pudessem cadastrar seus coletivos, após as visitas dos funcionários da secretaria explicando o funcionamento da Lei Aldir Blanc. Com a inscrição da maioria dos fazedores de cultura de Bezerros, pode-se estimar o tamanho da cadeia produtiva cultural do município. E decidiu-se que cada linguagem teria que ter sua representação, foram feitas 6 conferências onde nelas os participante escolheram um representante titular e um suplente, como mostra a foto:

                             E deu-se início a elaboração do edital que regerá a forma com que os artistas bezerrenses serão contemplados, numa demonstração de total desprendimento e transparência a secretária de turismo e cultura Thaís Souza e sua equipe apresentou as situações e possibilidades, como se coloca cartas na  mesa, deixando com que os representantes setoriais tirem suas dúvidas, opinem e até alterem alguns pontos do edital que está sendo elaborado.

                              A lei Aldir Blanc já é algo que surpreendeu a muitos descrentes que, duvidavam que a lei fosse aprovada e que se fosse não chegaria aos municípios. E caso chegasse no município, seria dividido de forma autoritária e injusta, beneficiando a poucos. E o que vemos em Bezerros é um esforço em cooptar o máximo de pessoas da cadeia produtiva cultural, com um olhar diferenciado aos mestres, aquelas pessoas responsáveis de transmitir os  saberes e fazeres da nossa cultura, para que todos sejam contemplados e apoiados nessa fase de dificuldade que passamos devido a epidemia do covid-19.

                               Que esse olhar diferenciado tido pela idealizadora da lei, a deputada Benedita da Silva, que teve como relatora sua colega Jandira Feghali e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 29 de junho de 2020, e também o olhar atento e cuidadoso dos gestores públicos locais se estendam para todo o sempre, através de políticas públicas culturais mais eficientes, através da participação de representantes dos artistas tanto na curadoria das programações como nos formatos das nossas festas, e o mais importante, que esse tipo de cadastro geral seja usado também para um acompanhamento pós-evento, tentando assim suprir algumas de suas necessidades na área de saúde, educação, serviço social e em tempos de quarentena e redução das atividades na pandemia orientá-los no controle emocional. E dessa forma o palhaço continuará sorrindo e fazendo sorrir mesmo quando sair do picadeiro.

Para mais informações:

SETURC- Secretaria de Turismo e Cultura - Prefeitura Municipal de Bezerros

 Aberta das 7h às 13h
RUA: 15 DE NOVEMBRO, S/N – CENTRO – BEZERROS-PE  CEP:55.660-000
81 3728 6706               turismoprefeituradebezerros@gmail.com


Comentários